De forma simples, palavras que rimam é todo o conjunto de palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou similares na última vogal tônica.

Como definição, rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem.

Obs: homofonia (do grego antigo “mesmo som”) significa literalmente “vozes semelhantes” designando música em uníssono.

Como usar?

Poetas, músicos e escritores utilizam rimas na construção de uma métrica constante ao longo dos seus poemas.

Socorrem-se, muitas vezes, de dicionário de rimas que é um tipo de dicionário que serve para ajudar os artistas a escrever rimas, poemas ou letras de música, essa ajuda é dada quando ao procurar por uma palavra e o dicionário de rimas tenta encontrar palavras que rimem e devolve ao artista, um conjunto de palavras que ele pode usar que rimem com a palavra pesquisada.

Nesse sentido, e em paralelo com este projeto, criamos um dicionário de rimas simples de usar, célere e dotado com um banco de rimas colossal; experimente, é gratuito.

Classificação segundo a Sonoridade

1. Perfeitas (consoantes, soantes, totais): há uma perfeita identidade dos sons finais, assim como uma semelhança entre as últimas vogais e consoantes.

fada/dourada, rosa/formosa, castelo/duelo

2. Imperfeitas (assonantes, toantes, parciais): quando, ou há identidade apenas entre as vogais finais, não havendo necessariamente identidade entre os sons finais, ou quando a sonoridade é semelhante, mas a grafia das palavras é diferente.

estrela/vela, vertigem/virgem, mais/faz, seis/fez, boca/foca, viu/funil

Mais sobre Rimas

No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas.

Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra. Existem ainda outras possibilidades de rima usadas ao longo da história, mas somente estudadas a partir do século XX.