Advérbio – Significado e conceito:
Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modifica um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.
O papel básico dos advérbios é relacionar-se com os verbos da língua, caracterizando os processos expressos por eles. Essa caracterização pode ter finalidade descritiva, procurando representar objetivamente os dados da realidade.
Exemplo: com este cupão posso poupar imenso
Quando se diz “poupar imenso”, descreve-se a maneira intensa como irá poupar.
Apenas os advérbios de intensidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau.
Graus :
Superlativo Relativo de Superioridade – aumenta a intensidade ~ longe » longíssimo, pouco » pouquíssimo, etc.
Superlativo Relativo de Inferioridade – diminui a intensidade ~ perto » pertinho, pouco » pouquinho, devagar » devagarinho, etc.
Locuções adverbiais :
As locuções adverbiais são conjuntos de duas ou mais palavras que têm valor de advérbio. Normalmente, são formadas por preposição e substantivo ou por preposição e advérbio:
Exemplos:
ele virá com certeza
fiquem por perto
ela saiu à tarde
Classificação:
Os advérbios são classificados conforme a circunstância que expressam. A Norma reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de afirmação, de intensidade e de dúvida.
Lugar » aqui, aí, ali, cá, lá, acolá, além, longe, perto, dentro, adiante, defronte, onde, acima, abaixo, atrás, algures ( = em algum lugar), alhures ( = em outro lugar), nenhures ( = em nenhum lugar); em cima, de cima, à direita, à esquerda, ao lado, de fora, por fora, etc.
Tempo » hoje, ontem, anteontem, amanhã, atualmente, brevemente, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, antes, depois, logo, já, agora, ora, então, outrora, aí, quando; à noite, à tarde, de manhã, de vez em quando, às vezes, de repente, hoje em dia, etc.
Modo » bem, mal, assim, depressa, devagar, rapidamente, lentamente, facilmente (e a maioria dos terminados em -mente); às claras, às pressas, à vontade, à toa, de cor, de mansinho, de cócoras, em silêncio, com rancor, sem medo, frente a frente, face a face, etc.
Negação » não, absolutamente, tampouco, de modo algum, de jeito nenhum, etc.
Afirmação » sim, decerto, certamente, efetivamente, seguramente, realmente; sem dúvida, por certo, com certeza, etc.
Intensidade » muito, pouco, mais, menos, ainda, bastante, assaz, demais, bem, tanto, deveras, quanto, quase, apenas, mal, tão, de pouco, de todo, etc.
Dúvida » talvez, quiçá, acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, eventualmente, etc.