Conceito de Fonética – Fonética é o ramo da linguística que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana.
Ocupa-se com a parte significante do signo linguístico e não com o seu conteúdo.
Está dividida em duas categorias:
1. Fonética articulatória: estuda como os sons são produzidos, ou seja, a posição e a função de cada um dos órgãos do aparelho fonador.
2. Fonética acústica: analisa as características físicas dos sons da fala, ou seja, as ondas mecânicas produzidas e a sua percepção auditiva.
A fala humana é capaz de produzir inúmeros fones; fone é a unidade básica de estudo para a fonética – representados pelos linguísticos pelo Alfabeto Fonético Internacional.
Um grupo composto de um fone e seus alofones para os falantes de um idioma é denominado fonema; é a menor unidade sonora de uma língua que estabelece contraste de significado para diferenciar palavras. Obs: não confundir com letras!
Fonemas são representados desta forma: /t/, /r/, /ks/.
Exemplos:
Palavra taxi – letras: t a x i = 4, fonemas: /t/ /a/ /k/ /s/ /i/ = 5
Palavra manhã – letras: m a n h ã = 5, fonemas: /m/ /a/ /ɲ/ /ɐ̃/ = 4
Entramos assim no campo da fonologia que é estudo dos fonemas.
Referências
Alguns autores consideram uma terceira categoria para a fonética. No entanto, não parece ser unânime – Fonética auditiva: estuda os processos que realiza o receptor na recepção e interpretação da onda sonora.