Por ambas estas siglas (ou acrónimos) conterem os termos Língua e Portuguesa pode haver lugar a alguma incerteza sobre o âmbito e constituição de cada uma destas entidades; deixamos aqui uma breve descrição.
CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”.
A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. Em 2014, Guiné Equatorial tornou-se o nono membro da organização.
Site oficial CPLP
PALOP
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa é a expressão usada como referência aos países africanos que têm a língua portuguesa como oficial.
Estes países vêm firmando protocolos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com vários países e organizações nos campos da cultura, educação, economia, diplomacia e preservação da língua portuguesa.
São eles: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além da Guiné Equatorial, que adotou o idioma recentemente.