Preposição – Significado e conceito:

Preposição é uma classe de palavras invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro, ou seja, o regente e o regido. Isso significa que a preposição é o termo que relaciona substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc.

De forma simples, são classe de palavras não flexionáveis que ligam partes das orações, estabelecendo relações entre elas – dita relação de subordinação.

Exemplos:
É uma pessoa (subordinado) de valor (subordinante).
Estou (subordinado) com vocês (subordinante).

As palavras da língua portuguesa que atuam exclusivamente como preposições são chamadas preposições essenciais.

Lista » a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Há palavras de outras classes gramaticais que, em determinados contextos, podem atuar como preposições. São chamadas preposições acidentais.

Lista » como (= na qualidade de), conforme (= de acordo com), consoante (= conforme), exceto (= com exceção de), fora (= exceto), mediante (= por meio de), salvo (= exceto), segundo (=conforme), senão, tirante (= exceto), visto (= por), não obstante (=embora), feito (= tal qual) etc.

Exemplos:
Ele terá que fazer o trabalho.
Conversamos pouco durante a viagem.

Locuções prepositivas:

Conjuntos de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição são chamados de locuções prepositivas; notar que a última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

Lista » abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, dentro de, embaixo de, em cima de, em frente a, em redor de, graças a, junto a, junto de, perto de, por causa de, por cima de, por trás de etc.