Significado de gerundismo – o termo gerundismo é uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos no gerúndio, cujo emprego é relativamente recente no português, particularmente o brasileiro. A concordância da construção com a sintaxe do português não é unânime, sendo, por vezes, considerado um vício de linguagem.
No entanto, e na prática, o gerundismo não é incorreto dependendo do contexto, casos de construções “ir + estar + gerúndio” podem estar perfeitamente corretas.
Incorreto será dizer “Amanhã vou estar viajando para Lisboa.” ao invés de “Amanhã vou viajar (ou viajarei) para Lisboa”.
No uso da forma nominal do verbo gerúndio ( também chamado de presente perfeito ) indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda por finalizar. Pode ser usado em tempos verbais compostos ou sozinho, termina em -ndo. Ex: finalizando, subindo, caminhando, gravando, enchendo, perdendo, difundindo e etc.
A construção é particular no português brasileiro, uma vez que em Portugal costuma-se substituir o gerúndio pela construção a + infinitivo ( “estou dizendo” por “estou a dizer” ).
Obs: Em resumo, cuidados extra na construção gramatical quando usa verbos no gerúndio evitando assim potenciais vícios de linguagem.